Espírito Santo

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

OS JOGOS COMO ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVER A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL



OS JOGOS COMO ESTRATÉGIA PARA  DESENVOLVER 
A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS  COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL


                        Jogo Caça--Rimas

E
ste jogo tem como objetivo desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração de rimas, com isso, favorecerá ao aluno a compreensão de que as palavras são compostas por unidades sonoras ,que palavras diferentes podem possuir partes sonoras iguais no final e também  comparar palavras quanto às semelhanças sonoras.

 O jogo é composto de 04 cartelas iguais com 20 figuras, uma sacola de plástico contendo 20 fichas pequenas com uma figura em cada.
Meta do jogo: Vence o jogo quem localizar corretamente mais figuras  cujas palavras rimam com os nomes das figuras que estão numa cartela.

Jogadores:
 04 jogadores ou duplas (De preferência alunos com níveis diferentes de evolução conceitual da escrita)

Regras:
- Cada jogador recebe uma cartela. Entre os jogadores
-As 20 fichas são distribuídas igualmente (se dupla 10 fichas pra cada um) ou 04 jogadores ( 05 fichas pra cada);
-Dado o sinal de início do jogo, cada jogador deve localizar o mais rápido possível na sua cartela, as figuras cujas palavras rimam com as das fichas que estão em suas mãos. Cada ficha deve ser colocada em cima da figura correspondente na cartela.
- O jogo é finalizado quando o primeiro jogador encontrar o par de todas as fichas que recebeu. Este jogador deve gritar “parou” e todos devem contar quantas fichas foram colocadas corretamente por cada jogador.

                   A mediação do professor

O
 jogo  representa para as crianças uma forma lúdica de aprendizagem , mas é necessário que o professor faça suas intervenções e assim amplie inúmeras possibilidades de outras aprendizagens. Através desse jogo a criança com deficiência intelectual poderá desenvolver maior interesse, atenção e reflexão para descoberta das unidades sonoras presentes nas palavras.
A criança com deficiência intelectual segundo as pesquisas tem as mesmas capacidades de aprendizagem em relação às ditas normais, só que tem características específicas e ritmos diferenciados. Elas também apresentam limitações no uso dos mecanismos de aprendizagens como motivação, atenção, memória e metacognição. Sabendo disso o professor poderá  adequar algumas estratégias durante o desenvolvimento desse jogo. Esse jogo pode ser utilizado tanto na sala de recursos, como na sala comum.

                                      Sugestões

    Antes de iniciar o jogo o professor da sala comum ou do AEE poderá realizar a leitura de uma história com rimas, destacando bem a semelhança dos sons no início ou final das palavras. As parlendas ou quadrinhas são ótimos textos para esse fim.
    Poderá também auxiliar os alunos dando pistas sobre as figuras da cartela que combinam com as fichas da sacola. Ex; o aluno tira a ficha com o desenho “tesoura”. Na cartela tem o desenho “vassoura”. Caso os alunos tenham dificuldades para encontrar a combinação o professor pode falar que o nome “tesoura” combina com um objeto que serve para varrer, limpar a casa. As crianças rapidamente fazem uso dos seus conhecimentos prévios, associam e descobrem a resposta.
                                                           
    Outra ideia é confeccionar previamente fichas com o nome dos desenhos das cartelas e antes ou depois do jogo pedir aos jogadores (alunos) para associar os nomes aos desenhos.

Referências: Brasil, MEC e UFEPE/CELL – MANUAL DIDÁTICO - jogos de Alfabetização ,2009.


 





4 comentários:

  1. Muito interessante esse jogo Margreth, também já utilizei na sala e foi bastante produtivo. Muito bom!

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  2. Excelente sugestão, pois sabemos que crianças com deficit intelectual tem dificuldade em estabelecer relação por não assimilar essa relação com os significantes e não interagir com o meio de modo claro e objetivo devido as suas dificuldades de comunicação. Parabéns!!!

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  3. Essa atividade poderá está sendo sugerida ao professor de sala comum, pois ao realizar com toda a turma, organizada em grupos, trabalhando um poema com rimas, será uma forma de motivar o aluno com deficiência mostrando que ele é capaz de realizar sua atividade com ajuda do seu grupo e permitir ao professor refletir sobre sua prática pedagógica.
    Parabéns colega pela sugestão......

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  4. Olá Margreth, gostei muito dos recursos e metodologias que você descreveu para trabalhar a charge, Parabéns!

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