OS JOGOS COMO ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVER
A APRENDIZAGEM DOS
ALUNOS
COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Jogo Caça--Rimas
E
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ste
jogo tem como objetivo desenvolver a consciência fonológica, por meio da
exploração de rimas, com isso, favorecerá ao aluno a compreensão de que as
palavras são compostas por unidades sonoras ,que palavras diferentes podem
possuir partes sonoras iguais no final e também
comparar palavras quanto às semelhanças sonoras.
O jogo é composto de 04 cartelas iguais com 20
figuras, uma sacola de plástico contendo 20 fichas pequenas com uma figura em
cada.
Meta
do jogo: Vence o jogo quem localizar corretamente mais figuras cujas palavras rimam com os nomes das figuras
que estão numa cartela.
Jogadores:
04 jogadores ou duplas (De preferência alunos
com níveis diferentes de evolução conceitual da escrita)
Regras:
-
Cada jogador recebe uma cartela. Entre os jogadores
-As
20 fichas são distribuídas igualmente (se dupla 10 fichas pra cada um) ou 04
jogadores ( 05 fichas pra cada);
-Dado
o sinal de início do jogo, cada jogador deve localizar o mais rápido possível
na sua cartela, as figuras cujas palavras rimam com as das fichas que estão em
suas mãos. Cada ficha deve ser colocada em cima da figura correspondente na
cartela.
- O
jogo é finalizado quando o primeiro jogador encontrar o par de todas as fichas
que recebeu. Este jogador deve gritar “parou” e todos devem contar quantas
fichas foram colocadas corretamente por cada jogador.
A mediação
do professor
O
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jogo representa para as crianças uma forma lúdica
de aprendizagem , mas é necessário que o professor faça suas intervenções e
assim amplie inúmeras possibilidades de outras aprendizagens. Através desse
jogo a criança com deficiência intelectual poderá desenvolver maior interesse,
atenção e reflexão para descoberta das unidades sonoras presentes nas palavras.
A criança com deficiência intelectual segundo as pesquisas tem
as mesmas capacidades de aprendizagem em relação às ditas normais, só que tem
características específicas e ritmos diferenciados. Elas também apresentam
limitações no uso dos mecanismos de aprendizagens como motivação, atenção,
memória e metacognição. Sabendo disso o professor poderá adequar algumas estratégias durante o
desenvolvimento desse jogo. Esse jogo pode ser utilizado tanto na sala de
recursos, como na sala comum.
Sugestões
Antes de iniciar o
jogo o professor da sala comum ou do AEE poderá realizar a leitura de uma
história com rimas, destacando bem a semelhança dos sons no início ou final das
palavras. As parlendas ou quadrinhas são ótimos textos para esse fim.
Poderá também
auxiliar os alunos dando pistas sobre as figuras da cartela que combinam com as
fichas da sacola. Ex; o aluno tira a ficha com o desenho “tesoura”. Na cartela
tem o desenho “vassoura”. Caso os alunos tenham dificuldades para encontrar a
combinação o professor pode falar que o nome “tesoura” combina com um objeto
que serve para varrer, limpar a casa. As crianças rapidamente fazem uso dos seus
conhecimentos prévios, associam e descobrem a resposta.
Outra ideia é confeccionar previamente
fichas com o nome dos desenhos das cartelas e antes ou depois do jogo pedir aos
jogadores (alunos) para associar os nomes aos desenhos.
Referências: Brasil, MEC e
UFEPE/CELL – MANUAL DIDÁTICO - jogos de Alfabetização ,2009.
Muito interessante esse jogo Margreth, também já utilizei na sala e foi bastante produtivo. Muito bom!
ResponderExcluirExcelente sugestão, pois sabemos que crianças com deficit intelectual tem dificuldade em estabelecer relação por não assimilar essa relação com os significantes e não interagir com o meio de modo claro e objetivo devido as suas dificuldades de comunicação. Parabéns!!!
ResponderExcluirEssa atividade poderá está sendo sugerida ao professor de sala comum, pois ao realizar com toda a turma, organizada em grupos, trabalhando um poema com rimas, será uma forma de motivar o aluno com deficiência mostrando que ele é capaz de realizar sua atividade com ajuda do seu grupo e permitir ao professor refletir sobre sua prática pedagógica.
ResponderExcluirParabéns colega pela sugestão......
Olá Margreth, gostei muito dos recursos e metodologias que você descreveu para trabalhar a charge, Parabéns!
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